domingo, 18 de abril de 2010

Kairos

Ontem fui a uma palestra na Nova Acrópole: Escola filosófica que teve seu ínicio na Argentina e agora está em vários países. Neste dia estava falando sobre o tempo e suas formas mitológicas: Chronos e Kairos. Falarei mais sobre este último, que é considerado o tempo oportuno, ou seja, aquele momento em que é único e tem que ser agarrado para não se arrepender depois. Ele é representado com esta imagem:


A história de Kairos é a seguinte: É o filho de Chronos e representava o tempo existencial, enquanto seu pai é o tempo que se mede ou cronológico. Daí este nome, que veio derivado do nome desse Deus. Quantos a Kairos, ele tinha uma forma peculiar: Era calvo na nuca, mas tinha uma cabeleira enorme que escondia seu rosto. Isso tinha um próposito de que as pessoas no momento que ele passasse não o reconhecesse de imediato, e quando ele passava, sendo reconhecido, não tentar puxar pelos cabelos por trás. Interessante isso...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

EREL


Na semana passada teve o Encontro Regional dos Estudantes de Letras, também conhecido como EREL. Este ano foi no Recife e os organizadores convidaram os alunos de Plásticas para fazer algumas artes nos murais do alojamento. Eu fui pego de surpresa e soube um dia antes... pensei bem e resolvi ir, mas só para registrar as artes.

Foi muito bom, apesar das reclamações dos alunos dos outros estados reclamando do cheiro forte da tintas; dos murais que ainda estava sendo construídos quando a gente chegou; e também por terem roubado um spray em cima do nosso nariz. Isso sem falar da tinta que derramou no carro todinho, he, he, he...


Mas isso não tirou a motivação de trabalhar... e acho que apesar de ter programado fazer outra coisa naquele dia, foi até divertido!! Valeu a pena está lá para registrar.